sábado, 20 de agosto de 2011

A importância do feedback formativo na EAD

O feedback formativo emitido pelo tutor de EAD é um estímulo de fundamental importância para que o aluno se sinta motivado a corrigir falhas e a evoluir academicamente. Estes feedbacks devem apontar os tópicos a serem melhorados (sempre que necessário), mas também precisam valorizar os pontos positivos e o empenho dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas.
Feedbacks monossílabicos não são motivadores, geralmente são impessoais e não têm papel construtivo na aprendizagem colaborativa.
Solicito àqueles que visitarem o meu blog que, por gentileza, emitam comentários sobre a relevância dos feedbacks na formação e "transformação" dos acadêmicos.
Atenciosamente,
Profª Ms. Leila Volpini

5 comentários:

  1. Concordo plenamente quando você menciona a importância de feedbacks formativos, motivadores e que valorizam o que o aluno tenha de melhor para oferecer nas atividades que lhe foram propostas.
    Como o contato presencial é, em muitos casos, inexistente, faz-se necessário o estímulo construtivo para que sejam alcançadas as metas previamente estabelecidas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Leila,
    concordo com você. O feedback proporciona uma auto análise do aluno nos quesitos que devem ser melhor trabalhados por ele próprio para atingir um bom resultado. A orientação é essencial para que eles se sintam confiantes e autonomos em cada etapa de seu processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. O feedback na EAD apresenta importância central no processo de aprendizagem, potencializando os resusltados e motivando os alunos, pois permite ao curso estabelecer um diálogo através do qual o estudante interage com o objeto de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. Olá Leila.
    O feedkback é parte fundamental em qualquer processo de comunicação, principalmente quando as distâncias são um dos fatores que podem comprometer a relação.
    Os alunos recém chegados da escola tradicional precisam ter uma relação bem próxima com os educadores a distância e, com certeza, um feedback claro, rápido e incentivador quebrará as barreiras desta distância.

    ResponderExcluir
  5. Olá Leila,assim como todos,concordo com a importância do feedkback acadêmico,tanto no ensino presencial,quanto a distância.È muito válido para o aluno perceber que existe alguém preocupado com o ensino-aprendizagem dele ,fazendo aporntamentos,elogios e até mesmo criticas construtivas.Isso serve para seu crescimento acadêmico e evolução.

    ResponderExcluir