FEEDBACK EM E-LEARNING
"O uso eficiente do feedback permite ao “curso” estabelecer um diálogo através do qual o estudante interage com o objeto de aprendizagem. Sem esta interação, a solução torna-se apenas uma lista de informações publicada na rede.Ambientes de e-learning comportam diversas estratégias de feedback, devendoexplorar ao máximo este recurso de aprendizagem no sentido de uma maioreficiência. Sabe-se que o feedback imediato é mais produtivo no ajuste da açãoe na facilitação do entendimento do aluno, evitando que conceitos seguintessejam construídos sobre interpretações incorretas".
Disponível em http://www.abed.org.br/seminario2006/pdf/tc048.pdf, Acesso em 20 de agosto de 2011.
Disponível em http://www.abed.org.br/seminario2006/pdf/tc048.pdf, Acesso em 20 de agosto de 2011.
Como professor de EAD, parece-me um fato importante levar em consideração o que o aluno espera de um feedback. Acredito que quanto mais rápida for a resposta, mais ciente ele estará de que o tutor online cumpriu com a tarefa de dar-lhe a devida atenção. No entanto, não se deve pensar em responder rápido apenas, mas em responder com qualidade. Essas seriam, portanto, as duas qualidades que vejo no tutor quanto a sua atuação no procedimento do feedback.
ResponderExcluirA interação através do feedback causa um sentimento de afetividade e proximidade ao educando, sendo de fundamental importância para não desmotiva-los e não perderem o contato e o acesso nos Ambientes Virtuais.
ResponderExcluirUm feedback bem estruturado e rápido é uma das ferramentas mais importantes para nos aproximar de nossos alunos na EAD. Além de ser um recurso bastante eficaz na motivação e aplicação para os estudos.
ResponderExcluir